EM DEFESA DAS MULHERES, SINDIMÁRMORE PARTICIPA DA MARCHA DAS MARGARIDAS EM BRASÍLIA

O maior movimento das Mulheres do Campo, a Marcha das Margaridas, realiza sua sétima edição, nesta terça (15) e quarta-feira (16), em Brasília. Este ano as pautas defendidas são políticas das mulheres do campo, da floresta, das águas e das cidades.

Com presença cada vez mais firme e forte nos movimentos sociais e eventos em defesa dos trabalhadores, o Sindimármore este ano será representado em Brasília pelo presidente Amarildo Lugão, a Diretora Renata Siqueira, Thaisa Mendonça e Chirle Ferreira, e os Diretores Fernando Vieira, Márcio Toledo e Aguinaldo Grillo.

A Marcha tem como objetivo, conforme destaca a coordenação, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), “aproximar práticas, exercitando a escuta, colheita e partilha de conhecimento e experiências das mulheres em busca de visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena.”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o encontro com os participantes nesta quarta-feira, durante ato a ser realizado em frente ao Congresso Nacional.

O QUE É
É chamada dessa forma porque homenageia a ativista Margarida Maria Alves. Ela foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada em 12 de agosto de 1983, a mando de latifundiários da região. Por mais de dez anos à frente do Sindicato, ela lutou amplamente pelo fim da violência no campo e por direitos trabalhistas como respeito aos horários de trabalho, Carteira de Trabalho assinada, 13º salário e férias remuneradas, entre outros.