O TRABALHADOR É O SINDIMÁRMORE!!!

O TRABALHADOR É O SINDIMÁRMORE, O SINDIMÁRMORE É O TRABALHADOR. E ESSA HISTÓRIA JÁ COMPLETA 31 ANOS…

E lá se foram 31 anos. E bem vividos! De lutas e vitórias! Fundado por trabalhadores corajosos, que ousaram lutar contra empresas que praticamente escravizavam a Categoria, o Sindimármore teve sua origem no sentimento de indignação e de protesto contra as injustiças e insegurança no Setor.

Já se passaram 63 anos desde que o primeiro bloco de mármore foi extraído no Espírito Santo. E isso aconteceu em Vargem Alta, na época pertencente a Cachoeiro de Itapemirim. De lá pra cá muita coisa mudou…

A ideia de se formar uma organização de defesa dos trabalhadores do mármore e granito surgiu nos gritos das Caminhadas dos Mártires, puxadas pelas sofridas comunidades mineiras da região de Alto Gironda em conjunto com a Igreja Católica.

O Sindicato dos Trabalhadores do Mármore e Granito do Espírito Santo (Sindimármore) foi fundado em 25 de agosto de 1990 e teve o seu registro e reconhecimento institucional em março de 1991. Já no ano seguinte filiou-se à Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (FNTICM), e hoje é filiado também à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral (CNTSM).

A história do Sindimármore confunde-se com a história dos trabalhadores e dos próprios municípios em que atua. Nesses 31 anos de lutas e conquistas, o Sindicato viu o setor mármore e granito crescer e aparecer, acompanhou o nosso granito ganhar o mundo. O setor ficou gigantesco, mas os patrões continuaram atropelando direitos dos trabalhadores. A luta foi intensa, e sempre é, mas as vitórias também.

Denunciamos ameaças de morte a sindicalistas e advogados do Sindimármore, denunciamos mortes por acidentes de trabalho, exigimos ações da Justiça, arrancamos aumentos reais dos patrões, mobilizamos a Categoria, formamos novos líderes sindicais, expomos as chamadas gatas foras-da-lei, conquistamos direitos, lembramos os empresários dos deveres, construímos novas Sedes e o Clube de Lazer para os sindicalizados, nos destacamos na Luta de Classes.

Ousamos, chamamos os companheiros para a responsabilidade e colocamos representantes dos trabalhadores do mármore e granito também no Poder Público para lutarem por nós no campo das leis.

SOMOS O SINDIMÁRMORE! Já são 31 anos de lutas e vitórias!

E que venham muito mais! onde houver uma injustiça, nós estaremos lá.

Afinal, QUEM LUTA, CONQUISTA!

 

Messias Pizeta

Presidente do Sindimármore e único membro da Diretoria atual que fez parte da fundação e da primeira Diretoria do Sindicato.