Sindimármore

Quem Somos

Históricas 7SINDIMÁRMORE: 27 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS!

E lá se foram 59 anos desde que o primeiro bloco de mármore foi extraído no Espírito Santo. E isso aconteceu em Vargem Alta, na época pertencente a Cachoeiro de Itapemirim. Com a expectativa da riqueza que seria gerada no Setor de Rochas, também veio a triste realidade: condições desumanas de trabalho, falta total de segurança, acidentes com mutilações e muitas mortes.

Para combater tudo isso, há 27 anos nasceu o Sindimármore, fundado por trabalhadores corajosos, que ousaram lutar contra patrões que praticamente escravizavam os trabalhadores. De lá pra cá muita coisa mudou…

Tendo sua origem no sentimento de indignação e de protesto contra as injustiças e insegurança no Setor, a ideia de se formar uma organização de defesa dos trabalhadores do mármore e granito surgiu nos gritos das Caminhadas dos Mártires, puxadas pelas sofridas comunidades mineiras da região de Alto Gironda em conjunto com a Igreja Católica.

O Sindicato dos Trabalhadores do Mármore e Granito do Espírito Santo (Sindimármore) foi fundado em 25 de agosto de 1990 e teve o seu registro e reconhecimento institucional em março de 1991. Já no ano seguinte filiou-se à Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (FNTICM), e hoje é filiado também à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral (CNTSM).

A história do Sindimármore confunde-se com a história dos trabalhadores e dos próprios municípios em que atua. Nesses 27 anos de lutas e conquistas, o Sindicato viu o setor mármore e granito crescer e aparecer, acompanhou o nosso granito ganhar o mundo. O setor ficou gigantesco, mas os patrões continuaram atropelando direitos dos trabalhadores. A luta foi intensa, e sempre é, mas as vitórias também.

Denunciamos ameaças de morte a sindicalistas e advogados do Sindimármore, denunciamos mortes por acidentes de trabalho, exigimos ações da Justiça, arrancamos aumentos reais dos ricos patrões, mobilizamos a Categoria, formamos novos líderes sindicais, expomos as chamadas gatas foras-da-lei, conquistamos direitos, lembramos os empresários dos deveres, denunciamos os atos de terrorismo do Sindicato dos Patrões, construímos novas sedes e o clube de lazer para os sindicalizados, nos destacamos na Luta de Classes.

Ousamos, chamamos os companheiros para a responsabilidade e colocamos representantes dos trabalhadores do mármore e granito também no Poder Público para lutarem por nós no campo das leis.

E estamos prontos para mais conquistas. Afinal, SOMOS O SINDIMÁRMORE! Já são 27 anos de lutas e vitórias!

E que venham muito mais…

Assinado, com muito orgulho, por:

Messias Pizeta – Presidente
Reginaldo Célia - Secretário Geral
José Lourenço - Secretário de Finanças
Aguinaldo Grillo - Secretário de Saúde e Segurança
José Vicente - Secretário de Comunicação
Amarildo Lugão - Secretário de Formação
Márcio Toledo - Secretário de Relações Humanas
Fernanda Pin
Fábio Alves Vargas
Marcelo da Silveira Thompson
Marcelo do Amparo Loureiro
Elizeu Gonçalves Ferreira
Adriano Rodrigues da Silva
Gildo Abreu
Ilton Bento
Fidelcino de Oliveira
Luiz Carlos Viguini
Wanderley Alves de Oliveira
Maria da Conceição Pereira
Pablo Pereira da Silva
Loreni da Silva Correia
Bernardo Manoel do Nascimento
Fernando Silva Vieira
Sebastião de Araújo

E mais uma infinidade de parceiros, funcionários-guerreiros que fazem do nosso Sindimármore um dos Sindicatos mais atuantes do Movimento Sindical.

Onde houver uma injustiça, nós estaremos lá.

QUEM LUTA, CONQUISTA!